Mundo

Resgatados três de nove montanhistas desaparecidos em montanha no Peru

De acordo com a polícia, a saúde dos montanhistas está estável, embora apresentem traumatismos leves e feridas decorrentes da avalanche, que aconteceu na manhã de terça-feira (19/7)

Agência France-Presse
postado em 20/07/2016 21:47
A polícia de alta montanha do Peru resgatou vivos dois montanhistas espanhóis e um peruano de um total de nove desaparecidos após uma avalanche no monte Huascarán (6.768 de altura), na região de Ancash (noreste).

A Unidade de Salvamento de Alta Montanha da Polícia informou que os resgatados foram levados a uma clínica da cidade de Huaraz, onde fica Huascarán.

De acordo com a polícia, a saúde dos montanhistas está estável, embora apresentem traumatismos leves e feridas decorrentes da avalanche, que aconteceu na manhã de terça-feira (19/7).

Os socorristas continuavam buscando nesta quarta-feira três mexicanos e três peruanos, em meio às dificuldades pelo mal tempo. Oito agentes se encontram no local, apoiados pela Associação de Guias de Montanhas do Peru (AGMP).



O acidente ocorreu em uma área conhecida como ;Canaleta; ou ;Garganta;, a cerca de 5.800 metros sobre o nível do mar, onde os socorristas chegaram três horas depois da avalanche, informaram as autoridades.

O presidente da Associação de Guias de Alta Montanha do Peru, Rafael Figueroa Chávez, explicou à imprensa que o incidente já foi comunicado às respectivas embaixadas.

O Huascarán fica na cordilheira ocidental dos Andes peruanos e é o monte mais visitado pelos alpinistas estrangeiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação