Mundo

Tiroteio na Alemanha: polícia diz que 3 homens são responsáveis por ataque

Em sua conta no Twitter, a polícia de Munique indicou que "uma grande operação policial está em andamento em um shopping", e pediu à população para que não se aproxime da área

Agência France-Presse
postado em 22/07/2016 15:44
Munique, Alemanha - Três homens armados em fuga deixaram ao menos seis mortos e vários feridos nesta sexta-feira (22/7), em um shopping de Munique, sul da Alemanha, um ato cuja natureza terrorista ainda não foi confirmada, mas que acontece dias após um ataque com um machado na mesma região. "Testemunhas relatam três pessoas diferentes com armas", indicou a polícia de Munique no Facebook, dizendo não saber onde os suspeitos estão.

"O tiroteio que iniciou pouco antes das 16h GMT (13h00 de Brasília) numa lanchonete em um shopping center da capital da Baviera fez, provavelmente, ao menos seis mortos e vários feridos", indicou à AFP uma fonte policial, de acordo com um balanço provavelmente provisório.

Questionado pela AFP, um porta-voz da polícia não quis confirmar oficialmente o número de pessoas mortas, explicando que "a operação estava em andamento". Mais cedo, um porta-voz havia relatado "vários mortos e feridos" no tiroteio que aconteceu perto do Parque Olímpico de Munique.

Em sua conta no Twitter, a polícia de Munique indicou que "uma grande operação policial está em andamento em um shopping", e pediu à população para que não se aproxime da área. Segundo a edição online do jornal Bild, um homem correu dentro do shopping e disparou contra várias pessoas antes de fugir em direção a uma estação de metrô.



De acordo com fontes oficiais, o metrô de Munique foi fechado e unidades de intervenção da polícia foram mobilizadas no centro da cidade. Os transeuntes foram orientados a voltar para casa e evitar locais públicos.

Às 17h30 GMT (14h30), a situação continuava muito confusa. A polícia isolou a área e convidou a população a manter-se afastada. Ela também aconselhou em sua conta no Twitter para evitar locais públicos, bem como tirar fotos e vídeos das operações policiais, uma vez que os atiradores continuam em fuga.

Ainda não está claro se o ato teve caráter terrorista ou apenas criminoso. Na segunda-feira em Würzburg, também na Baviera, um jovem requerente de asilo atacou violentamente com um machado os passageiros de um trem. Cinco pessoas ficaram feridas, incluindo quatro turistas chineses de Hong Kong.

O ataque, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, foi o primeiro reconhecido pela organização extremista na Alemanha, embora o Governo alemão não acredite que o grupo tenha patrocinado o ataque.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação