Mundo

Adolescente de 16 anos amigo do autor de massacre de Munique é detido

postado em 24/07/2016 18:17
Munique - A polícia alemã anunciou neste domingo que deteve um menor de idade afegão que era amigo do autor do massacre em Munique perpetrado na última sexta-feira (22/7).



"Suspeitamos que este rapaz de 16 anos possa ter estado a par do ato que (o atirador) preparava", afirmou a polícia em comunicado.

Essa é a primeira prisão depois de, na sexta-feira, um jovem alemão de origem iraniana ter matado a tiros 9 pessoas e ferido 35 em um shopping center de Munique, sul da Alemanha. Segundo a polícia, David Ali Sonboly, que depois cometer o ataque se suicidou, sofria de desequilíbrios psicológicos e era fascinado por assassinatos em massa.

O adolescente detido "se apresentou espontaneamente à polícia depois do ataque de loucura assassina e foi interrogado sobre seus vínculos com o autor", informou a polícia.

As verificações efetuadas "revelaram contradições em suas declarações" e levaram à sua detenção por "não denunciar um crime".

A polícia informou que o autor do massacre atraiu suas vítimas através da rede social Facebook, seguindo um roteiro que "preparou durante um ano, ou seja, que vinha preparando desde o verão (boreal) passado".

Sonboly era fascinado por Anders Behring Breivik, autor do massacre massacre de 77 pessoas na Noruega. O tiroteio de Munique aconteceu exatamente cinco anos depois.

A polícia considera também que o tirador foi influenciado pelo massacre de Winnenden (sudoeste) em março de 2009, onde um jovem de 17 anos abriu fogo em seu ex-colégio, matando 15 pessoas, para depois se suicidar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação