Jornal Correio Braziliense

Mundo

Papa viaja para a Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia

O pontífice pisa pela primeira vez na terra de João Paulo II e visitará também o santuário mariano de Czestochowa



Quando o Papa argentino aparecer na janela da sede do arcebispado para saudar os jovens reunidos, repetirá um gesto típico de Karol Wojtyla, venerado em seu país. Fiel a seu estilo informal e sem temer por sua segurança, Francisco também visitará a quinta Blonia, um enorme parque no centro da cidade para a cerimônia de boas-vindas.

- Break dance -
Milhares de jovens de todo o mundo invadiram a cidade, onde um exército de voluntários e famílias os receberam com entusiasmo. O programa combina concertos, debates, visitas e passeios, além de partidas de futebol e até concursos de break-dance.

As originais "Maratonas da Misericórdia" garantirão a realização da limpeza de uma residência para cegos e a preparação de alimentos para pessoas sem teto e indigentes. A JMJ será concluída com outra maratona, já que os jovens acamparão durante a noite de sábado no campo de Brzegi, a 15 km de Cracóvia, para meditar sob as estrelas sobre "a fé e a fraternidade", como pediu o Papa em uma videomensagem.

No domingo, Francisco presidirá, ante a multidão de jovens, a missa de encerramento, quando anunciará a edição da próxima JMJ, provavelmente em um país da América Latina.A edição anterior foi realizada no Rio de Janeiro. Os organizadores calculam uma presença de dois milhões de peregrinos, mas oficialmente só se inscreveram 400.000 jovens. O temor de atentados pode ter influenciado os jovens, embora, normalmente, muitos apareçam sem estar inscritos.