Mundo

Indonésia rejeita apelos internacionais para deter execuções iminentes

Os condenados, entre eles nigerianos, zimbabuanos, paquistaneses, indianos e indonésios, estão em regime de isolamento em Nusakambangan

Agência France-Presse
postado em 28/07/2016 09:59
Cilacap, Indonésia - A Indonésia rejeitou nesta quinta-feira (28/7) os apelos da ONU e da UE para renunciar à execução de 14 condenados à morte por narcotráfico, incluindo vários estrangeiros.

[SAIBAMAIS]Os condenados, entre eles nigerianos, zimbabuanos, paquistaneses, indianos e indonésios, estão em regime de isolamento em Nusakambangan (sul), "a Alcatraz da Indonésia", uma prisão localizada em uma pequena ilha de Java, onde as execuções ocorrem geralmente depois da meia-noite (14h de Brasília).

Um diplomata e um advogado indicaram que as execuções serão realizadas à noite. O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra;ad Al Hussein, pediu na quarta-feira que a Indonésia desistisse destas execuções.



A União Europeia também pediu a Jacarta que acabe com a pena capital, "uma punição cruel e desumana". Mas o porta-voz do ministério indonésio das Relações Exteriores, Arrmanatha Nasir, defendeu na terça-feira as execuções, afirmando que se trata simplesmente de "aplicar as leis" deste país do sudeste da Ásia.

Em abril de 2015, a execução de oito homens - incluindo um brasileiro - condenados à pena capital por narcotráfico provocou duras condenações internacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação