Mundo

Argentina: dois condenados à prisão perpétua por feminicídio de trans

A vítima foi auxiliada e trasladada a um hospital, mas morreu na mesma noite em consequência dos golpes, que lhe causaram traumatismos craniano e torácico graves

Agência France-Presse
postado em 28/07/2016 17:21
Buenos Aires, Argentina - Dois homens foram condenados à prisão perpétua por homicídio com agravante e por violência de gênero na província de Salta, na Argentina, no primeiro julgamento no país de um caso de feminicídio de uma pessoa transexual, informou nesta quinta-feira (28/7) uma fonte judicial.

[SAIBAMAIS]Carlos Plaza, de 20 anos, e Juan José del Valle, de 37, foram considerados culpados de serem "coautores material e penalmente responsáveis pelo homicídio" premeditado e "por violência de gênero" contra Gimena Alvarez, de 31, disse à AFP Marcelo Báez, porta-voz do Poder Judiciário de Salta, no norte do país.



O crime, julgado por um tribunal de Salta, ocorreu em 24 de dezembro de 2014 por volta das seis da tarde na capital provincial homônima. Segundo a investigação, Gimena Alvarez exercia a prostituição no local e, após solicitar seus serviços, os dois homens roubaram seus pertences, bateram nela e a empurraram em um canal da zona.

A vítima foi auxiliada e trasladada a um hospital, mas morreu na mesma noite em consequência dos golpes, que lhe causaram traumatismos craniano e torácico graves, lembrou um comunicado do Poder Judiciário de Salta. A principal testemunha do caso foi um menor, hoje com 15 anos, que estava no local no momento do crime, contou Báez.

Na sentença, o tribunal rejeitou um pedido da defesa que alegava a inconstitucionalidade da prisão perpétua. As três juízas recomendaram também que os condenados recebam "um tratamento psicológico para o vício em drogas" que sofrem.

A transexual Gimena Álvarez tinha seu documento de identidade com o sexo auto-percebido e o nome que escolheu, conforme previsto na Lei de Identidade de Gênero, aprovada em 2011 e promulgada em 2012.

O país aprovou, em 2012, uma lei que pune com cadeia perpétua o homem "que matar uma mulher ou uma pessoa que se auto-perceba com identidade de gênero feminino", uma pena maior que a prevista por homicídio, de entre oito e 25 anos.

A lei que contempla o feminicídio foi impulsada pela ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015) após o estupro e assassinato de duas jovens turistas francesas, também em Salta, em 2011. Em 2010, a Argentina foi o primeiro país da América Latina a aprovar uma lei federal que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação