Jornal Correio Braziliense

Mundo

Governo da Turquia prepara revisão profunda no Exército do país

Presidente busca exercer domínio absoluto sobre militares


Em uma clara indicação de que pretende concentrar todos os poderes e instalar na Turquia uma poderosa Presidência Executiva, o chefe de Estado, Recep Tayyip Erdogan, começa a pôr em marcha uma profunda reforma nas Forças Armadas. A ideia do presidente é colocar o Exército e o serviço secreto sob controle absoluto do governo. A limpeza nos quartéis ganhou força anteontem, com a expulsão de 149 generais e almirantes, sob a acusação de ;cumplicidade na tentativa de golpe; do último dia 15.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, se reuniu por cinco horas com o que restou do Conselho Militar Supremo (YAS) para debater as bases da reforma, logo após dois altos generais ; Kamil Basoglu e Ihsan Uyar (veja o quadro) ; anunciarem a renúncia. Segundo a agência France-Presse, o encontro entre Yildirim e os oficiais terminou em clima de tensão e com semblantes de poucos amigos. A expectativa é de que as decisões da reunião, ocorrida na residência do premiê, e não no quartel-general do Exército, sejam divulgadas ainda hoje.

Enquanto tentava aparar na caserna qualquer risco de novo levante, o governo Erdogan levava adiante o expurgo nos principais setores da sociedade e se mostrava especialmente implacável com a imprensa. Na quarta-feira, as autoridades anunciaram o fechamento de 131 veículos de comunicação ; 45 jornais, 16 emissoras de televisão, três agências de notícias, 23 emissores de rádio, 15 revistas e 29 editoras. Desde segunda-feira, 89 jornalistas foram alvos de mandados de prisão. Desde o levante frustrado, Ancara iniciou uma caçada a supostos seguidores do clérigo moderado Fethullah Gulen, autoexilado nos Estados Unidos e considerado o artífice do movimento.

Autocracia islamita
Abdullah Bozkurt, ex-editor do Today;s Zaman, contou ao Correio que espera ser alvo da próxima onda de repressão. ;Minha agência de notícias, a Muhabir, foi fechada e os bens estão apreendidos pelo governo. A polícia fez uma batida em meus escritórios hoje (ontem);, relatou. ;Erdogan tem buscado transformar a democracia parlamentar secular em regime islamita autocrático governado por uma forte Presidência Executiva, sem qualquer tipo de inspeção.; Bozkurt disse ter sido demitido do Today;s Zaman, em março, quando o governo fechou o jornal, um dos diários de maior circulação na Turquia. ;Praticamente não restou qualquer mídia independendente em meu país;, lamenta.

O jornalista aposta que a situação na Turquia vai piorar. ;A nação vai se tornar mais anti-Ocidente, xenofóbica, com conspirações alimentadas pelo governo islamita. A infraestrutura econômica não será capaz de sustentar tamanha transformação radical, já que a economia turca depende do comércio e de investimentos do exterior. Esse experimento, eventualmente, fracassará, mas infligirá danos significativos ao país;, prevê Bozkurt.

Professor de sociologia da Faculdade Metropolitana de Caieiras ; Uniesp e doutor em ciência política pela USP, Fabio Metzger afirma que a Turquia está no caminho para o fechamento do pluralismo político construído pelo país ao longo de décadas. ;A questão do Exército é delicada. Se houve uma tentativa real de golpe, dado o histórico da nação, é possível contextualizar a defesa do Estado contra uma desobediência interna;, disse à reportagem. O especialista alerta que uma concentração de poderes implica na perda dos freios e dos contrapesos, fundamentais a um regime minimamente plural. ;Serão tempos difíceis. A sociedade turca terá que repensar o seu papel, tanto os setores religiosos quanto os civis.;

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique