Mundo

Presidente turco acusa general dos EUA de compactuar com golpistas

"Está do lado dos golpistas ao invés de defender um país que fez fracassar uma tentativa de golpe de Estado", declarou Erdogan

Agência France-Presse
postado em 29/07/2016 10:08

Ancara, Turquia - O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou nesta sexta-feira (29/7) um general americano de ser aliado dos golpistas por dizer que temia que os expurgos na Turquia tivessem consequências nas relações entre os dois aliados.

"Está do lado dos golpistas ao invés de defender um país que fez fracassar uma tentativa de golpe de Estado", declarou Erdogan depois de uma cerimônia em um centro de treinamento do exército, bombardeado pelos golpistas em 15 de julho.



"E quem planejou o golpe está em seu país e o está alimentando", acrescentou, em referência ao clérigo Fethullah Gülen, exilado nos Estados Unidos.

O general americano Joseph Votel, comandante das operações do Pentágono no Oriente Médio, declarou na véspera que temia o impacto que poderiam ter os expurgos em massa nas relações que Washington mantém com vários chefes militares turcos. Interrogado sobre se algum dos interlocutores de Washington no exército turco estavam detidos, respondeu: "Sim, creio que alguns estão na prisão".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação