Mundo

EUA realizam primeiro bombardeio contra o EI na cidade líbia de Sirte

"Os primeiros ataques americanos contra alvos precisos do Daesh (acrônimo em árabe do EI) foram realizados hoje" à pedido do GNA, indicou Sarraj

Agência France-Presse
postado em 01/08/2016 12:59
Trípoli, Líbia - O chefe do governo líbio de união nacional (GNA), Fayez al-Sarraj, anunciou nesta segunda-feira que os Estados Unidos realizaram ataques aéreos contra posições do grupo Estado Islâmico (EI) em seu reduto de Sirte, à pedido do governo. O Pentágono confirmou o ataque.

[SAIBAMAIS]"Os primeiros ataques americanos contra alvos precisos do Daesh (acrônimo em árabe do EI) foram realizados hoje" à pedido do GNA, "infligindo duras perdas (aos extremistas) em Sirte", cidade localizada 450 km a leste de Trípoli, indicou Sarraj durante um discurso televisionado.

"Em resposta ao pedido do centro de comando de operação (para a retomada de Sirte) e em coordenação com o ministério da Defesa, o conselho presidencial (GNA), na sua qualidade de comandante supremo do exército da Líbia pediu apoio direto para os Estados Estado para realizar ataques aéreos direcionados contra posições do EI na cidade de Sirte e seus arredores", acrescentou o chefe de governo.



Estes ataques "ocorrem num âmbito limitado de tempo", disse Sarraj, ressaltando que os mesmo "não vão ultrapassar os limites de Sirte e seus subúrbios".As forças do GNA apoiadas pela ONU tentam recuperar o controle de toda a cidade de Sirte, na qual entraram em 9 de junho e a cercaram. O EI aproveitou-se do caos na Líbia desde a queda do ex-ditador Muammar Khaddafi para se estabelecer no país e tomar Sirte, em junho de 2015.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação