Mundo

Erdogan pede perdão aos turcos por não ter visto a verdadeira face de Gülen

Fethullah Gülen, um clérigo exilado nos Estados Unidos que foi aliado de Erdogan, é acusado de estar por trás da tentativa de golpe de 15 de julho e o governo pede sua extradição a Washington

Agência France-Presse
postado em 03/08/2016 10:32
Istambul, Turquia - O presidente turco Recep Tayyip Erdogan pediu na terça-feira (2/8) perdão aos turcos por não ter sido capaz de "ver a verdadeira cara" de Fethullah Gülen, a quem acusa de estar por trás da tentativa de golpe de Estado. "Estou triste por não ter visto a tempo a verdadeira cara desta organização de traidores", declarou Erdogan em referência ao movimento de Gülen, usando um tom sereno, muito diferente de seus discursos habituais.

Fethullah Gülen, um clérigo exilado nos Estados Unidos que foi aliado de Erdogan, é acusado de estar por trás da tentativa de golpe de 15 de julho e o governo pede sua extradição a Washington. "Sei que temos de prestar contas ante nosso Deus e nosso povo, que nos perdoem", declarou Erdogan em uma reunião com líderes religiosos em Ancara.



"Ajudei pessoalmente a essa estrutura, apesar de nossas divergências em muitas questões, acreditando que poderíamos chegar a um acordo em um denominador comum", acrescentou. As relações entre Erdogan e Gülen se deterioraram em 2013 com as revelações de um caso de corrupção que envolveu ministros próximos a Erdogan. Gülen está presente na política turca desde os anos 1970, antes da chegada de Erdogan ao poder.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação