Mundo

Estados Unidos prende recrutador do grupo Estado Islâmico

Segundo o texto, Hendricks estaria envolvido no ataque de 3 de maio

Agência France-Presse
postado em 04/08/2016 21:16
Miami - Um homem de Charlotte, na Carolina do Norte, foi detido nesta quinta-feira por tentar recrutar nos Estados Unidos militantes para o grupo jihadista Estado Islâmico, revelam documentos judiciais.

Erick Jamal Hendricks, 35 anos, foi acusado de "conspiração para prover material de apoio à organização terrorista", de acordo com documentos do tribunal do distrito norte de Ohio obtidos pela AFP.

Segundo o texto, Hendricks estaria envolvido no ataque de 3 de maio durante um concurso de caricaturas de Maomé na cidade de Garland, Texas. O incidente provocou a morte dos dois agressores.

Hendricks utilizou as redes sociais para recrutar potenciais terroristas para que realizassem ataques nos Estados Unidos em nome do EI, de acordo com o FBI.


O homem "conspirou para prover material de apoio a uma organização terrorista estrangeira, o Estado Islâmico", afirma o agente especial do FBI Shawn Hare em seu depoimento.

Um indivíduo não identificado, que foi detido por acusações similares em junho de 2015, permitiu à agência federal concluir que Hendricks realizava o recrutamento através das redes sociais.

Segundo a investigação, Hendricks disse ao indivíduo que "necessitava de gente", e que tinha vários "irmãos" no Texas e no México.

O próprio Hendricks declarou a um agente disfarçado do FBI que buscava criar uma célula terrorista e que já tinha dez membros em seu grupo.

O acusado compareceu a um tribunal federal de Charlotte na manhã desta quinta-feira, segundo a imprensa local.

Hendricks corre o risco de pegar até 15 anos de prisão, informou o departamento de Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação