Mundo

Autores de atentados na Alemanha estiveram em contato com o EI

Os investigadores, sempre de acordo com Der Spiegel, estimam que o atacante morreu pela explosão acidental de sua bomba e que não seria, portanto, um atentado suicida

Agência France-Presse
postado em 05/08/2016 12:48
Berlim, Alemanha - Os autores dos dois ataques no final de julho reivindicados pelo grupo Estado Islâmico na Alemanha estiveram em contato com representantes da organização extremista, especialmente na Arábia Saudita, que os aconselharam a agir, de acordo com o jornal Der Spiegel.

Em sua edição de sábado, o jornal alemão, que não cita fontes, explica que os dois homens trocaram mensagens com pessoas diferentes, cujos números seriam principalmente sauditas.

[SAIBAMAIS]Riaz Khan Ahmadzai, um adolescente de 17 anos originário provavelmente do Afeganistão e que em 18 de julho feriu cinco passageiros em um trem com um machado, entrou em contato com alguém do EI que o aconselhou a se dirigir contra uma multidão a bordo de um veículo, em um ataque semelhante ao de Nice, no sul da França, de acordo com Der Spiegel.

Mas o jovem indicou que não tinha carteira de motorista e propôs atacar um trem. A conversa termina com um "nos veremos no paraíso" do autor do ataque, que a polícia matou. O autor do ataque de 24 de julho (15 feridos), o sírio Mohamed Daleel também estava em contato com um membro do EI, que teria pedido que gravasse a explosão de sua mochila durante um festival de música em Ansbach (sul) e enviasse as imagens ao grupo.



Os investigadores, sempre de acordo com Der Spiegel, estimam que o atacante morreu pela explosão acidental de sua bomba e que não seria, portanto, um atentado suicida. Daleel, em suas conversas com seu contato, tinha a intenção de cometer outros ataques.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação