Mundo

EUA pede que Irã respeite direitos humanos após execução de cientista

A execução na forca de Shahram Amiri, de 39 anos e cujo paradeiro era desconhecido desde 2010, foi divulgada no domingo pelo porta-voz da justiça iraniana

Agência France-Presse
postado em 08/08/2016 21:07
Os Estados Unidos pediram na segunda-feira ao Irã para respeitar os direitos humanos e realizar processos imparciais, após a execução de um cientista nuclear iraniano no fim de semana por suposta espionagem para Washington, apesar de não ter condenado a ação explicitamente.

A execução na forca de Shahram Amiri, de 39 anos e cujo paradeiro era desconhecido desde 2010, foi divulgada no domingo pelo porta-voz da justiça iraniana, Gholamhossein Mohseni-Ejeie.

O anúncio foi feito mais de cinco anos depois do envolvimento de Amiri em um caso polêmico que incluiu acusações de sequestro pela CIA.

Leia mais notícias em Mundo

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, a porta-voz da diplomacia americana, Elizabeth Trudeau, fez um "chamado para que o Irã respeite e proteja os direitos humanos a fim de garantir que haja processos judiciais justos e transparentes em todos os casos".

Trudeau se negou, porém, a declarar particularmente sobre o caso de Amiri, que desapareceu em junho de 2009 na Arábia Saudita, onde realizava uma peregrinação.

Em julho de 2010, voltou a aparecer nos Estados Unidos, pedindo para voltar para o Irã. Foi acolhido então por funcionários iranianos e desde então não se tinha notícias dele.

Mohseni-Ejeie afirmou no fim de semana que Amiri tinha sido "condenado à morte" e, "recorrido do veredito, mas a Suprema Corte confirmou a pena".

Os Estados Unidos protagonizaram uma retomada histórica de relações diplomáticas com Teerã ao impulsar as negociações internacionais para chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano, que foi assinado em 14 de julho de 2015 em Viena.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação