Agência France-Presse
postado em 09/08/2016 09:06
Adem, Iêmen - Combatentes da Al-Qaeda se retiraram de uma cidade do sul do Iêmen após uma série de bombardeios contra suas posições dirigidos pela coalizão árabe, indicou nesta terça-feira (9/8) um responsável dos serviços de segurança.A coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita atua no Iêmen em apoio ao presidente Abd Rabo Mansur Hadi contra os rebeldes huthis, que controlam boa parte do norte do país, incluindo a capital, Sanaa, e contra os jihadistas da Al-Qaeda e do grupo Estado Islâmico (EI), implantados no sul.
"Os combatentes da Al-Qaeda começaram a se reagrupar durante a noite e depois deixaram Azzan, segunda cidade da província de Chabwa, rumo a um destino desconhecido", declarou o responsável à AFP. Um habitante de Azzan, contactado pela AFP, afirmou não havia mais combatentes da Al-Qaeda na cidade, explicando que eles se retiraram ao norte.
Os Estados Unidos também intervêm no país, atacando com drones os jihadistas da Al-Qaeda, que, como os do grupo EI, aproveitaram o conflito entre os rebeldes huthis e as forças governamentais para reforçar sua presença no sul do Iêmen.