Mundo

Putin ressalta vontade de "restabelecer diálogo" com a Turquia

Ele disse esperar que a Turquia "consiga superar este problema e que a ordem e a lei constitucional sejam restauradas" no país

Agência France-Presse
postado em 09/08/2016 09:48

Ele disse esperar que a Turquia

São Petersburgo, Rússia - O presidente russo, Vladimir Putin, ressaltou a vontade de Moscou e Ancara de "restabelecer o diálogo e as relações" bilaterais, ao receber nesta terça-feira em São Petersburgo seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, após nove meses de crise diplomática. "A sua visita, que acontece apesar da situação política interna na Turquia, mostra que todos nós queremos restaurar o diálogo e as relações no interesse dos povos russo e turco", disse Putin, após um aperto de mão entre os dois líderes.

As relações entre Moscou e Ancara se deterioraram consideravelmente após a destruição, em novembro, de um caça russo pela Força Aérea turca ao longo da fronteira turco-síria. Putin, que foi um dos primeiros líderes estrangeiros a telefonar para Erdogan após a tentativa de golpe em 15 de julho, reafirmou nesta terça-feira que a Rússia é "categoricamente contra qualquer tentativa de agir por meios inconstitucionais".



Ele disse esperar que a Turquia "consiga superar este problema e que a ordem e a lei constitucional sejam restauradas" no país. Por sua parte, o presidente turco disse que as relações entre os dois países estavam agora entrando em uma fase "positiva", acrescentando que a "solidariedade" entre Moscou e Ancara iria contribuir para resolver os problemas da região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação