Mundo

EUA: Texas tem primeira morte de bebê por malformação ligada ao zika

O departamento de saúde do estado informou que a mãe foi infectada pelo zika durante uma viagem pela América Latina

Agência France-Presse
postado em 09/08/2016 16:39
Um bebê nascido com uma grave malformação cerebral causada pelo vírus da zika morreu no estado americano do Texas, informaram na terça-feira as autoridades sanitárias.

[SAIBAMAIS]Trata-se da primeira morte relacionada ao vírus nesse estado do sul dos Estados Unidos.



O departamento de saúde do estado informou que a mãe foi infectada pelo zika durante uma viagem pela América Latina, e que deu à luz no condado de Harris, vizinho de Houston.

"O bebê morreu pouco depois de nascer, e é a primeira morte relacionada com o zika no Texas", afirmaram as autoridades em um comunicado.

"Os resultados de um exame confirmaram recentemente a condição do bebê e o vínculo com o zika. A mãe e o bebê estão classificados entre os casos de infecção relacionados com viagens, e não há nenhum risco adicional vinculado a eles no Texas", acrescenta a nota.

Na maioria das vezes, o zika causa apenas sintomas brandos, e a doença passa despercebida em 80% dos casos.

No entanto, o vírus é particularmente perigoso para as mulheres grávidas, visto que pode causar danos permanentes ao feto em desenvolvimento, incluindo a microcefalia, uma malformação congênita na qual o bebê nasce com o crânio e o cérebro menores que a média.

No Texas, foram registrados 97 casos de zika, incluindo duas crianças com microcefalia.

Todos estes casos "estão relacionados a viagens internacionais para regiões onde a transmissão do zika está ativa", segundo o comunicado.

Até o momento, a Flórida é o único estado americano a relatar que mosquitos estão transmitindo o vírus.

Acredita-se que 17 casos de zika registrados na área de Miami foram transmitidos localmente por mosquitos.

Outros 357 casos registrados na Flórida foram de pessoas que foram infectadas durante viagens para fora dos Estados Unidos.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos afirmam que 15 crianças nasceram no país com malformações relacionadas com o zika, e que seis abortos espontâneos estão associados à infecção pelo vírus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação