Agência France-Presse
postado em 10/08/2016 09:39
Bruxelas, Bélgica - O pertencimento da Turquia à Otan não está em xeque, insistiu nesta quarta-feira (10/8) uma porta-voz da Aliança Atlântica em um comunicado, em resposta às especulações publicadas na imprensa sobre este tema."O pertencimento da Turquia à Otan não é questionado", afirmou a porta-voz, Oana Lungescu, ressaltando que a Otan "conta com a contribuição contínua" da Turquia. Além disso, a porta-voz disse que a Turquia também "pode contar com a solidariedade e o apoio" da organização. A declaração foi feita um dia após o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, realizar uma visita altamente simbólica à Rússia para fazer as pazes com o país, o que provocou especulações de que os laços de Ancara com o Ocidente poderiam estar em risco.
[SAIBAMAIS]A Turquia é a segunda maior potência militar da Otan, liderada pelos Estados Unidos, e é uma aliada crucial num momento em que o Ocidente enfrenta conflitos e revoltas sem precedentes em todo o Oriente Médio. Erdogan criticou duramente os Estados Unidos e a União Europeia por não fazerem mais para demonstrar seu apoio após a tentativa de golpe de Estado em seu país. Ele também se irritou com as advertências recebidas para que não enfraquecesse os direitos humanos e as normas democráticas durante os expurgos posteriores à tentativa de golpe.
No comunicado, Lungescu lembrou que o chefe da Otan, Jens Stoltenberg, havia telefonado para Erdogan após a tentativa de golpe, "condenando veementemente a tentativa de golpe e reiterando o total apoio às instituições democráticas da Turquia". "Ele expressou seu apoio ao governo eleito da Turquia e respeito pela coragem do povo turco", observou. "Ele também transmitiu as suas condolências para aqueles que perderam suas vidas durante a tentativa de golpe", concluiu.