Mundo

Primeira-ministra britânica escolhe 'neutralidade' da Suíça para férias

Em seu retorno, ela é esperada por um calendário carregado, que começará nos dias 4 e 5 de setembro com uma viagem a Hangzhou, na China

Agência France-Presse
postado em 11/08/2016 08:39
Londres, Reino Unido - A primeira-ministra britânica, Theresa May, passará suas férias de verão na Suíça, anunciou nesta quinta-feira Downing Street, um "terreno neutro", segundo a imprensa, após a decisão dos britânicos de abandonar a União Europeia. "A primeira-ministra irá de férias para a Suíça e voltará ao Reino Unido no dia 24 de agosto", indica em um comunicado Downing Street, sem informar onde May e seu marido se hospedarão.

Em seu retorno, ela é esperada por um calendário carregado, que começará nos dias 4 e 5 de setembro com uma viagem a Hangzhou, na China, para a cúpula do G20, onde planeja se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin. Além disso, também deverá abordar o controverso projeto de construção de dois reatores nucleares em Hinkley Point (sudoeste da Inglaterra), desenvolvido pela companhia francesa EDF com a participação econômica da empresa chinesa CGN.

[SAIBAMAIS]Embora o governo de May tenha dito que quer examinar com cuidado o projeto, o embaixador chinês em Londres convocou na terça-feira o Reino Unido a dar sua aprovação "o quanto antes", sugerindo uma eventual degradação das relações entre os dois países caso contrário. O Parlamento britânico retomará suas sessões no dia 5 de setembro, com um debate sobre a petição na internet que exige a realização de um segundo referendo sobre o pertencimento do Reino Unido à UE.

No dia 23 de junho, os britânicos votaram a favor de abandonar o bloco, mas May não tem a intenção de ativar antes do fim do ano o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que dá início às negociações de divórcio com a UE. Para o jornal The Guardian, "o símbolo da neutralidade" suíça influenciou na escolha de May para passar suas primeiras férias depois do referendo.

A primeira-ministra britânica, que assumiu suas funções em 13 de julho, também é conhecida por seu gosto pelas caminhadas, atividade que poderá realizar nas montanhas suíças, acrescenta o jornal. Segundo o Daily Telegraph, ela é a primeira líder britânica depois de Margaret Thatcher a passar as férias na Suíça.



"A escolha do destino de férias de May e de Thatcher contrasta muito com a dos ex-primeiros-ministros britânicos David Cameron e Tony Blair, que preferiam climas mais quentes", acrescenta o jornal. Cameron, que renunciou de seu cargo em junho, depois do resultado do referendo sobre o pertencimento do Reino Unido na UE, foi fotografado em julho na Córsega, onde passa suas férias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação