Istambul, Turquia - A Turquia anunciou nesta sexta-feira (12/8) ter recebido "sinais positivos" de parte dos Estados Unidos sobre seu pedido de extraditar o pregador exilado Fethullah Gülen, acusado por ela de instigar o golpe de Estado frustrado de 15 de julho.
"Seguimos preparando documentos (para a extradição) e começamos a receber sinais positivos dos Estados Unidos", declarou o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlüt Cavusoglu, sem fornecer mais detalhes.
[SAIBAMAIS]Em uma coletiva de imprensa com seu colega iraniano, Mohammad Javad Zarif, o chefe da diplomacia turca disse que Ancara preparava novos documentos sobre Gülen para enviá-los a Washington, agora que "todos sabem que está por trás da tentativa de golpe".
A Turquia pede com insistência a Washington desde o golpe frustrado de 15 de julho a extradição do pregador turco, inimigo do presidente Recep Tayyip Erdogan, e critica os Estados Unidos por não responderem rapidamente ao pedido de extradição.
Leia mais notícias em Mundo
Os Estados Unidos pediram a Ancara que forneça provas, em vez de acusações, contra o pregador exilado na Pensilvânia desde 1999, que desmentiu estar por trás do golpe militar frustrado.