Mundo

Estado Islâmico sequestra cerca de 2 mil civis em cidade síria de Minbej

Os extremistas fugiram com os reféns para a cidade de Jarablous, um reduto do EI localizado quarenta quilômetros ao norte de Minbej

Agência France-Presse
postado em 12/08/2016 11:43
Beirute, Líbano - Combatentes do grupo extremista Estado Islâmico (EI) fizeram nesta sexta-feira (12/8) cerca de 2.000 civis reféns, que foram levados por eles quando fugiam da cidade de Minbej, no norte da Síria, informou uma ONG e uma aliança antijihadista. Esta aliança de combatentes árabes e curdos reunidos nas Forças Democráticas da Síria (FDS) tomaram há uma semana a cidade de Minbej, mas um pequeno grupo de extremistas continuava a resistir na cidade, localizada na província de Aleppo.

[SAIBAMAIS]"Ao se retirarem de um bairro de Minbej, os extremistas levaram consigo cerca de 2.000 civis", explicou as FDS. "Eles utilizaram esses civis como escudos humanos, o que nos impediu de atacá-los", ressaltaram. Os extremistas fugiram com os reféns para a cidade de Jarablous, um reduto do EI localizado quarenta quilômetros ao norte de Minbej, perto da fronteira turca.



O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), que conta com uma vasta rede de fontes e ativistas no país em guerra, confirmou o rapto de civis pelos extremistas islâmicos. "Combatentes do Daesh sequestraram cerca de 2.000 civis, que foram levados em 500 carros em direção a Jarablous", disse a ONG. As FDS continuavam a vasculhar na tarde desta sexta-feira o bairro de al-Sireb, onde alguns extremistas estavam entrincheirados. Minbej foi um reduto do EI em sua rota de abastecimento entre a Turquia e sua capital na Síria, a cidade de Raqa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação