Mundo

Católicos 'rezam pela França' em meio a fortes medidas de segurança

Segundo uma pesquisa recente, cerca de 65% dos franceses se declararam católicos em 2010, mas apenas 7% vão à missa ao menos uma vez por semana

Agência France-Presse
postado em 15/08/2016 08:41
Lourdes, França - Milhares de católicos se dirigiram nesta segunda-feira (15/8) ao santuário de Lourdes para celebrar a Assunção e "rezar pela França", uma peregrinação sob fortes medidas de segurança após o atentado de Nice e o assassinato de um padre em julho.

No início da manhã, uma multidão de fiéis, alguns deles carregando os estandartes de sua diocese, já se preparavam para a primeira missa. "Viemos rezar pela paz em todo o mundo, que parece estar afundada no caos", disse Piet Tarappa, um empresário indonésio que chegou de Jacarta com um grupo de 35 peregrinos acompanhados por um bispo.

Sob um sol escaldante, policiais e militares patrulhavam o local, após a implementação de um dispositivo excepcional depois do massacre de 14 de julho em Nice (sudeste), que deixou 85 mortos, e o assassinato em 26 de julho do sacerdote Jacques Hamel, de 85 anos, degolado em plena missa em uma igreja da Normandia (noroeste). A missa ao ar livre, organizada na pradaria situada fora do santuário, comemora a Assunção, que segundo o dogma católico celebra a subida ao céu da Virgem Maria.

[SAIBAMAIS]Lionel Ambroise, um engenheiro francês de 29 anos que vive em Bruxelas, disse que foi ao local para agradecer a virgem por seu casamento e também para "refletir sobre o mundo e sobre a França, em especial pela crise que atravessa". O cardeal e arcebispo de Lyon (centro-leste) Philippe Barbarin, uma das personalidades mais influentes da Igreja francesa, preside a cerimônia, cujo tema central é a misericórdia.

O presidente da Conferência Episcopal, Georges Pontier, convocou os fiéis a "rezar pela França" e a fazer os sinos soarem ao meio-dia. Os fiéis também estão convocados a "se reunir nas igrejas" e a "acender velas" em homenagem a Jacques Hamel. "Os católicos não faltarão ao evento", afirmou na sexta-feira Vincent Neymon, diretor de comunicação da Conferência Episcopal, que destacou o "contexto difícil" e a "tensão no país". No entanto, Neymon ressaltou que esta oração não é "política" e que é "um momento de reunião".

"Solidariedade"
Outra cerimônia na gruta de Massabielle durante a tarde celebrará a aparição da virgem no local, que segundo a igreja católica se apresentou ali à pastora Bernadette Soubirous em 1858. A oração "terá um tom particular neste ano", disse Nicolas Brouwet, bispo de Tarbes-Lourdes. "No fundo, nós percebemos que nosso país é o alvo, não apenas a igreja católica".

O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, expressou no sábado depois de inspecionar o dispositivo de segurança sua "solidariedade" aos católicos e sua "gratidão" e "reconhecimento pelo discurso extremamente responsável que os bispos adotaram" após o atentado de 26 de julho. Após o ataque, registrado pouco depois do atentado de Nice, muitos muçulmanos foram às igrejas expressar sua solidariedade aos seus "irmãos" cristãos e sua rejeição ao terrorismo.



Segundo uma pesquisa recente, cerca de 65% dos franceses se declararam católicos em 2010, mas apenas 7% vão à missa ao menos uma vez por semana. Além das celebrações religiosas, há muitos eventos festivos programados para esta segunda-feira na França, incluindo danças populares, fogos de artifício e festas culturais, mas alguns foram cancelados por motivos de segurança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação