Mundo

Rússia informou EUA antes de ataque aéreo a extremistas lançado do Irã

"Os russos notificaram a coalizão em cumprimento do memorando e pela segurança do voo", disse o coronel Chris Garver, porta-voz militar americano

Agência France-Presse
postado em 16/08/2016 16:15
Washington, Estados Unidos - As autoridades russas alertaram a coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos que combate o grupo Estado Islâmico no Iraque e na Síria que realizariam uma operação aérea a partir do Irã, informou o Pentágono nesta terça-feira.

[SAIBAMAIS]A coalizão acordou no ano passado um memorando de entendimento com a Rússia pelo qual as forças militares dos dois países devem notificar a outra parte sobre o itinerário e a duração de suas incursões aéreas para evitar acidentes no espaço aéreo sírio.



"Os russos notificaram a coalizão em cumprimento do memorando e pela segurança do voo", disse o coronel Chris Garver, porta-voz militar americano.

"Fomos informados de que estavam chegando e nós lhes garantimos a segurança do voo quando esses bombardeiros passaram pela área rumo ao seu objetivo e depois quando retornavam também", acrescentou.

O Ministério da Defesa russo disse nesta terça-feira que bombardeiros de longo alcance e caças decolaram da base de Hamedan, no oeste do Irã, e realizaram um ataque aéreo conjunto contra alvos dos grupos terroristas Estado Islâmico e Frente Al-Nosra nas províncias de Aleppo, Deir Ezzor e Idlib na Síria.

Os combatentes do EI estão concentrados apenas em Deir Ezzor, e não em Aleppo ou Idlib, disse Garver.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação