Agência France-Presse
postado em 18/08/2016 08:18
Istambul, Turquia - Três pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas nesta quinta-feira (18/8), no leste da Turquia, em um atentado com carro-bomba cometido pelo Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), informou a imprensa local. O atentado foi dirigido a uma delegacia da polícia do bairro de Ipekyolu, na cidade de Van, informou Mehmet Parlak, funcionário do governo local, citado pela agência de notícias Anatólia.
O funcionário atribuiu o atentado ao "grupo terrorista regional", como as autoridades turcas chamam o PKK, organização rebelde curda. Os três mortos eram civis e entre os 40 feridos há dois policiais, [SAIBAMAIS]segundo Parlak. A polícia deteve um militante ferido, suspeito de ter deixado o carro-bomba diante da delegacia, informou a Anatólia. O detido foi levado ao Quartel-General da polícia em Van para ser interrogado.
As forças de segurança sofrem ataques do PKK quase diariamente desde a anulação, em 2015, do cessar-fogo entre os rebeldes curdos e policiais e militares, mas Van, cidade de população curda e turca e destino turístico popular, estava preservada até o momento. O PKK tem cometido diversos atentados nas últimas semanas, após a tentativa de golpe, em 15 de julho, contra o presidente Recep Tayyip Erdogan.
Ao menos 40 mil pessoas morreram desde que o PKK pegou em armas, em 1984, para lutar pela criação de um estado curdo independente no leste da Turquia. O PKK é considerado um grupo terrorista por Turquia, União Europeia e Estados Unidos.