Nairóbi, Quênia - O ex-rebelde e ex-vice-presidente sul-sudanês Riek Machar partiu do Sudão do Sul após os combates do início de julho na capital Juba e encontrou refúgio em um país seguro da região, disse um funcionário. Riek Machar "foi evacuado a um país seguro da região", indicou Mabior Garang de Mabior, porta-voz do SPLM-IO, o partido de Machar, em um comunicado publicado na noite de quarta-feira (18/8).
Este porta-voz, que não forneceu detalhes sobre o lugar onde Machar se encontra, disse que o ex-vice-[SAIBAMAIS]presidente dará "uma coletiva de imprensa nas próximas 24 horas". Machar fugiu de Juba após os combates com armas pesadas registrados na capital de 8 a 11 de julho entre forças governamentais fiéis ao presidente Salva Kiir e ex-rebeldes que seguem as ordens de Machar.
Os homens de Machar foram derrotados durante estes combates e ele foi substituído no posto de vice-presidente por seu ex-aliado Taban Deng Gai. Os grupos de Kiir e Machar se acusam mutuamente de ser responsáveis pelos combates de julho, que colocaram em risco o frágil acordo de paz de agosto de 2015, cujo objetivo é colocar fim a uma guerra civil que começou em dezembro de 2013 e que deixou dezenas de milhares de mortos e 2,5 milhões de deslocados.