Mundo

Documentos vazados por Snowden confirmam que a NSA foi hackeada

Entre os editores do site há jornalistas que trabalharam com Snowden na divulgação em 2013 de documentos vazados da NSA, que evidenciaram a extensão da espionagem das comunicações privadas por parte da NSA

Agência France-Presse
postado em 19/08/2016 14:56


Washington, Estados Unidos
- Documentos inéditos da Agência de Segurança Nacional (NSA na sigla em inglês) difundidos pelo ex-consultor Edward Snowden confirmam que alguns dos códigos secretos desse organismo de espionagem foram hackeados, informou nesta sexta-feira o site The Intercept.

Entre os editores do site há jornalistas que trabalharam com Snowden na divulgação em 2013 de documentos vazados da NSA, que evidenciaram a extensão da espionagem das comunicações privadas por parte da NSA.

O site The Intercept diz que Snowden lhe deu o rascunho de um manual secreto da NSA sobre como implantar um programa malicioso que permite controlar o computador de uma pessoa.

Recentemente houve um debate sobre a autenticidade de um código publicado online por um misterioso grupo denominado "Shadow Hackers" (Piratas nas sombras). A NSA se negou a comentar se tinha sido vítima de uma violação de seus códigos de segurança.

No final de semana os "Shadow Hackers" publicaram duas séries de arquivos, que se pode acessar livremente e outra que segue encriptada. Os hackers dizem que divulgarão essa informação adicional para arrecadar um milhão de bitcoins -moeda digital, que neste caso seria trocada pelo valor de 575 milhões de dólares- através de um leilão online.

Segundo o site The Intercept, o rascunho do manual da NSA entregue por Snowden contém instruções para os operadores da agência em que se recomenda usar um tipo específico de caracteres vinculados com o programa malicioso SECONDDATE. Exatamente os mesmos caracteres aparecem em partes do vazamento do Shadow Hackers, diz o site The Intercept.

Segundo o jornal The New York Times, grande parte do código foi criado para violar as informações de potências estrangeiras como Rússia, China e Irã.

Este acesso permitiria à NSA introduzir programas maliciosos nos sistemas de seus rivais, monitorar e até mesmo atacar suas redes.

Quem obteve o código teve que ter acessado os servidores da NSA que armazenem os arquivos, disse o jornal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação