Mundo

Potente tufão se aproxima de Tóquio com fortes rajadas de vento

É raro que este tipo de fenômeno alcance Tóquio, já que normalmente a trajetória se situa mais a oeste

Agência France-Presse
postado em 22/08/2016 08:21
Tóquio, Japão - O tufão Mindulle, nono da estação na Ásia, se dirigia na manhã desta segunda-feira (22/8) a Tóquio com potentes rajadas de vento e chuvas torrenciais, que levaram ao cancelamento de centenas de voos e perturbaram a circulação rodoviária e ferroviária. O tufão, com ventos de até 180 km/h, chegou à costa de Tateyama, ao sul de Chiba, cidade ao lado de Tóquio, e se dirigiu à capital, região que deve alcançar durante o dia.

[SAIBAMAIS]É raro que este tipo de fenômeno alcance Tóquio, já que normalmente a trajetória se situa mais a oeste. O nível das águas começou a subir e em nove cidades, incluindo Kanagawa e Chiba, adjacentes a Tóquio, as autoridades aconselharam a população a abandonar as zonas próximas aos cursos de água. Várias localidades lançaram avisos para preparar a evacuação de dezenas de milhares de casas prevendo inundações e deslizamentos de terra, incluindo uma parte do centro-sul de Tóquio.



Vários trens foram parados ou atrasados nos horários de grande movimento e os que circulavam iam lentamente e estavam lotados. Os táxis da capital eram muito disputados e teme-se que ao fim do dia as perturbações nos transportes sejam ainda maiores. Ao menos 425 voos foram cancelados pelas companhias aéreas - a maioria itinerários operados por Japan Airlines (JAL) e All Nippon Airways (ANA), entre outros - e o número pode aumentar com o passar das horas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação