Agência France-Presse
postado em 26/08/2016 10:18
Jacarta, Indonésia - As autoridades indonésias apreenderam 657 pangolins congelados escondidos em congeladores e prenderam um homem suspeito de comercializar ilegalmente esta espécie em perigo de extinção.
O pangolim é único mamífero do mundo coberto por escamas e se enrola em forma de bola quando atacado. A descoberta aconteceu quando a polícia revistava uma casa no distrito de Jombang, na ilha de Java, depois que as forças de segurança foram alertadas pelos habitantes preocupados com o número de congeladores que havia na casa.
Os pangolins estavam envoltos em plástico e conservados em cinco grandes congeladores, segundo o porta-voz da polícia da província de Java Oriental, Prabowo Argo Yuwono. O dono da casa, se condenado, poderá pegar cinco anos de prisão e uma multa de 6.700 euros.
O comércio de pangolim asiático está proibido desde 2000 pelo direito internacional, apesar de sua demanda continuar grande na Ásia, principalmente na China, onde sua carne e supostas virtudes medicinais são apreciadas.