Agência France-Presse
postado em 28/08/2016 12:10
O vice-chanceler e ministro da Economia da Alemanha, Sigmar Gabriel, afirmou neste domingo que as negociações para um grande acordo comercial entre União Europeia (UE) e Estados Unidos fracassaram de fato."As conversas com os Estados Unidos fracassaram de fato porque nós, europeus, não devemos aceitar as demandas americanas", afirmou à emissora pública ZDF. "Não há avanços", assinalou.
Negociadores europeus e americanos tentam fechar o chamado Tratado Trasatlântico de Comércio e Investimentos (TTIP, sigla em inglês), para criar a maior zona de livre-comércio do planeta.
Leia mais notícias em Mundo
Os obstáculos enfrentados pelos negociadores tornam muito difícil que se chegue a um TTIP antes do fim do ano, como se desejava.
Vários ativistas criticaram o tratado desde o começo das negociações, em 2013, alegando que o mesmo favorecerá as multinacionais e prejudicará os consumidores.
Segundo especialistas, as negociações estarão de fato suspensas até depois das eleições presidenciais americanas, em novembro, e a votação na França e Alemanha, em 2017.