Mundo

Erdogan e Putin discutem cessar-fogo na Síria

Ancara espera que haja uma trégua em Aleppo, no norte da Síria, por ocasião do Aid al-Adha, a festa muçulmana do sacrifício, que começa na Turquia no dia 12 de setembro

Agência France-Presse
postado em 08/09/2016 19:23
Istambul, Turquia - O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, conversou nesta quinta-feira por telefone com seu homólogo russo, Vladimir Putin, sobre um cessar-fogo "assim que possível" na Síria, informou a imprensa turca.

[SAIBAMAIS]Ancara espera que haja uma trégua em Aleppo, no norte da Síria, por ocasião do Aid al-Adha, a festa muçulmana do sacrifício, que começa na Turquia no dia 12 de setembro.



Erdogan disse a Putin que é essencial se estabelecer um cessar-fogo "assim que possível", revelou a agência Anatólia. Os dois líderes concordaram em intensificar esforços neste sentido.

O chefe de Estado turco encontrou Putin e o presidente americano, Barack Obama, durante a reunião do G-20 na China, e declarou que ambos avaliam ser essencial um acordo para a trégua em Aleppo.

Ibrahim Kalin, porta-voz de Erdogan, declarou na terça-feira que um cessar-fogo em Aleppo deve ser precedido por uma trégua de 48 horas, para verificar se as forças do regime e da oposição de fato suspenderam os combates.

A Rússia apoia o regime em Damasco enquanto a Turquia exige a saída de Al-Assad.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação