Mundo

Opositor russo Khodorkovski busca no exílio uma alternativa a Putin

Desde que saiu da prisão por um indulto de Putin, Khodorkovski, ex-proprietário da gigante russa do petróleo Yukos, lidera o movimento pró-europeo Open Russia

Agência France-Presse
postado em 12/09/2016 10:57
Moscou, Rússia - O opositor russo Mikhail Khodorkovski, exiliado em Londres, anunciou nesta segunda-feira (12/9) que não pretende disputar a presidência da Rússia em 2018, mas que vai financiar uma campanha destinada a encontrar uma alternativa a Vladimir Putin, caso o presidente russo decida tentar o quarto mandato.

"Queremos ajudar nossos compatriotas a responder à pergunta: quem substituirá Putin?", afirmou em uma entrevista coletiva exibida por vídeo. O ex-oligarca russo, que passou quase 10 anos na prisão na Rússia, afirmou que "pessoalmente" não tem a intenção de apresentar sua candidatura, mas destacou que está disposto a "oferecer ajuda a candidatos democratas e a meu país".

Desde que saiu da prisão por um indulto de Putin, Khodorkovski, ex-proprietário da gigante russa do petróleo Yukos, lidera o movimento pró-europeo Open Russia. O [SAIBAMAIS]objetivo do projeto de Khodorkovski, batizado de "No lugar de Putin", é encontrar "novas personalidades políticas" capazes de apresentar sua candidatura à presidência de 2018 e enfrentar Putin, se o chefe de Estado entrar na disputa.

O Open Russia terá no domingo 19 candidatos às eleições legislativas e cinco à eleição do Conselho Municipal de São Petersburgo, a segunda maior cidade russa. "São pseudoeleições ao suposto Parlamento, mas nosso objetivo é utilizar este espetáculo político para apresentar uma alternativa à sociedade", completou.



Mikhail Khodorkovski, que para muitos analistas têm ambições políticas e uma rivalidade pessoal com Putin, foi detido em 2003 e passou 10 anos na prisão condenado por "roubo em grande escala e fraude fiscal". Ele recebeu um indulto antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação