Agência France-Presse
postado em 14/09/2016 09:16
Taipé, Taiwan - O sudeste de Taiwan estava paralisado nesta quarta-feira (14/9) com a passagem do tufão Meranti, a tempestade tropical mais forte a passar pela região em 21 anos. O tufão não tocou a terra, mas provocou fortes ventos e uma chuva torrencial que também atingiu o leste e o sul de Taiwan. Às 5H00 GMT (2H00 de Brasil), o Meranti estava 90 km ao oeste-noroeste da localidade de Hengchun, onde foram registradas rajadas de vento de 234 km/h.A estação meteorológica de Hengchun registrou durante a manhã os ventos mais fortes de sua história, segundo a Agência Meteorológica Central de Taiwan. "Meranti terá seu maior impacto em Taiwan hoje [SAIBAMAIS](quarta-feira)", afirmou a meteorologista Hsieh Pei-yun. "É o tufão mais forte a atingir Taiwan em 21 anos, em termo de ventos sustentados máximos perto do centro", disse.
A localidade de Kenting, um destino turístico conhecido pela praias de areia branca, era a mais afetadas. Os moradores de uma área portuária do condado de Taitung sofreram com os fortes ventos e ondas de quase 10 metros de altura, que destruíram um farol. Em algumas áreas do sul, os ventos viraram caminhões e contêineres. Também derrubaram árvores e postes de energia elétrica.
As escolas permaneceram fechadas na maior parte do sul e do leste da ilha. O tráfego ferroviário foi suspenso em toda a costa leste. Mais de 300 mil casas estavam sem energia elétrica. Mais de 300 voos domésticos e internacionais foram cancelados.