Mundo

Frase supostamente racista de deputado causa polêmica na Bélgica

"Sinto muito por ter usado palavras que usei. Não sou racista e o racismo não tem lugar no parlamento", afirmou o deputado flamenco Luc Van Biessen

Agência France-Presse
postado em 16/09/2016 10:45
Bruxelas, Bélgica - Um deputado liberal belga se viu obrigado a pedir desculpas públicas nesta sexta-feira por ter mandado uma parlamentar socialista "voltar para o Marrocos", uma frase que gerou polêmica no reino.

"Sinto muito por ter usado palavras que usei. Não sou racista e o racismo não tem lugar no [SAIBAMAIS]parlamento", afirmou o deputado flamenco Luc Van Biessen em uma coletiva junto com a colega também flamenca Meryame Kitir.

Kitir, nascida na Bélgica de pais marroquinos, agradeceu às desculpas de Van Biessen, já que demonstram que "o racismo não é aceitável nem no parlamento, nem em qualquer outro lugar".

O incidente aconteceu quando Kitir, ex-sindicalista e funcionária da fábrica Ford de Genk (fechada em 2014), perguntou ao premiê Charles Michel sobre sua política em relação aos 2.000 trabalhadores da Caterpillar ameaçados de perder seus empregos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação