O Conselho de Segurança da ONU cancelou, nesta sexta-feira (16/9), uma reunião urgente convocada por Estados Unidos e Rússia para discutir a trégua promovida por ambos os países na Síria - disseram diplomatas à AFP.
O encontro foi convocado para que os enviados de Estados Unidos e Rússia apresentassem detalhes sobre o acordo conjunto. Além do cessar-fogo, o texto promove a entrega de ajuda humanitária e o ataque aos rebeldes islâmicos na Síria.
"Como não conseguimos chegar a um acordo sobre uma estratégia para informar ao Conselho que não comprometesse a segurança operacional do acordo, anulou-se a reunião", disse um porta-voz da missão americana.
Os representantes russos não quiseram fazer comentários.
Aliado-chave da Síria, a Rússia pressiona o Conselho de Segurança para que apoie o acordo, mas a França e outros membros do órgão dizem que querem, primeiramente, conhecer mais detalhes sobre o pacto.
O governo americano é resistente quanto à publicação dos detalhes, preocupados com alguns dos grupos que combatem na Síria e com aqueles que os apoiam.
Em virtude do acordo, todas as partes envolvidas se comprometiam a permitir a entrada de alimentos e de produtos básicos à cidade de Aleppo (norte), depois do cessar-fogo em vigor desde segunda-feira (12). Hoje, porém, os comboios estacionados na fronteira entre Turquia e Síria ainda esperavam sinal verde para continuar seu caminho rumo a Aleppo.