Mundo

Oposição denuncia que ao menos 50 pessoas morreram em protesto na RD Congo

"A Assembleia lamenta a morte de inúmeras vítimas, mais de 50", denunciou a coalizão de oposição em um comunicado

Agência France-Presse
postado em 19/09/2016 18:54

Kinshasa, RD Congo - Ao menos 50 pessoas morreram pela ação das forças policiais durante as manifestações na República Democrática do Congo, denunciou nesta segunda-feira (19/9) a oposição, que foi às ruas para pedir a saída do presidente Joseph Kabila. [SAIBAMAIS]"A Assembleia lamenta a morte de inúmeras vítimas, mais de 50", denunciou a coalizão de oposição em um comunicado no qual pediu que as manifestações continuem na terça-feira (20/9). Durante o dia, o Ministério do Interior informou que 17 pessoas morreram pela violência - 14 civis e três policiais, sendo que um deles foi queimado vivo.

"A cidade de Kinshasa acaba de enfrentar um movimento de insurreição que fracassou", afirmou o ministro do Interior, Évariste Boshab, que acusou os manifestantes de terem decidido deliberadamente não respeitar o itinerário definido pelas autoridades. Os protestos desta segunda-feira tinham como objetivo dar um "pré-aviso" a Kabila, três meses antes do final de seu mandato, previsto para 20 de dezembro, e exigir a convocação de eleições presidenciais. Kabila, no poder desde 2001, está impedido constitucionalmente de se candidatar para um novo mandato, mas não tem dado sinais de que irá deixar o cargo. O chefe da diplomacia francesa, Jean-Marc Ayrault, qualificou a situação no país africano como "muito perigosa e extremamente preocupante". "A ordem constitucional deve ser respeitada", disse Ayrault aos jornalistas em Nova York, à margem da reunião da ONU. "O que preocupa é a data das eleições", acrescentou. O porta-voz do Departamento de Estado americano, John Kirby, disse que os Estados Unidos estão "decepcionados" pela negativa da comissão eleitoral de definir uma data para a votação e "profundamente alarmado" com a violência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação