Agência France-Presse
postado em 20/09/2016 11:35
Istambul, Turquia - Um tribunal de Istambul decidiu deter até seu julgamento um homem que agrediu uma mulher porque ela usava um short, informou a imprensa nesta terça-feira (20/9).O agressor, Abdullah Cakiroglu, havia sido detido e depois liberado após reconhecer os crimes. O homem, de 35 anos, é acusado de ter dado um chute no rosto da enfermeira Aysegul Terzi a bordo de um ônibus em Istambul porque ela usava um short. A agressão foi registrada no dia 12 de setembro, quando começava a festa muçulmana do Eid (sacrifício).
Sua libertação criou uma onda de indignação, sobretudo entre as feministas deste país de maioria muçulmana. Na segunda-feira um tribunal de Istambul decidiu detê-lo antes de seu julgamento. É acusado de "incitação ao ódio e à hostilidade".
Terzi, citada pela agência Dogan, afirmou que seu agressor havia gritado "as mulheres que usam short devem morrer" e depois batido em seu rosto."O short que usava não era adequado. Por isso me irritei e agi desta forma", havia declarado o agressor citado pela agência Dogan.