Mundo

Mark Zuckerberg promete US$ 3 bilhões para erradicar doenças

"É um grande objetivo", disse Zuckerberg em um evento em São Francisco (Califórnia), ao anunciar a Iniciativa Chan Zuckerberg

Agência France-Presse
postado em 21/09/2016 18:09

San Francisco, Estados Unidos - O co-fundador do Facebook Mark Zuckerberg e sua esposa, Chan, prometeram nesta quarta-feira doar 3 bilhões de dólares nos próximos 10 anos para prevenir, curar e tratar doenças.



"É um grande objetivo", disse Zuckerberg em um evento em São Francisco (Califórnia), ao anunciar a Iniciativa Chan Zuckerberg. "Mas falamos com especialistas nos últimos anos que acreditam que é possível, por isso lançamos nisso".


O casal teve sua filha Max no final do ano passado e, pouco depois, comprometeram-se a doar 99% de suas ações do Facebook - cerca de US$ 45 bilhões - para "impulsionar o potencial humano e promover a igualdade".

No evento de quarta-feira, Zuckerberg disse que o objetivo da iniciativa é curar todas as doenças, ou pelo menos transformar doenças mortais em administráveis.

Emocionada, Chan disse que sua promessa não significa que as crianças não ficarão doentes, mas que isso vai acontecer com menos frequência e ser menos grave.

O primeiro investimento de um esforço que os Zuckerbergs esperam que seja "coletivo" será a criação de um centro biológico em São Francisco, onde pesquisadores vão trabalhar no desenvolvimento de ferramentas para estudar e compreender melhor as doenças.

"Ao longo da história da ciência, a maioria dos avanços foi precedida pela invenção de uma nova tecnologia que permite ver as coisas de novas maneiras", comentou Zuckerberg, mencionando o microscópio e o sequenciamento do DNA como exemplos.

"As ferramentas também criam avanços na forma como tratamos as doenças", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação