Mundo

Índia é obstáculo para paz, diz premiê do Paquistão

O ataque de domingo (18/9) foi o pior desse tipo nessa dividida região dos Himalaias em mais de uma década

Agência France-Presse
postado em 21/09/2016 17:47
Nações Unidas, Estados Unidos - O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, criticou a Índia nesta quarta-feira (21/9) pelo aumento das tensões na Caxemira, ao afirmar na Assembleia Geral da ONU que Nova Délhi é um obstáculo para a paz.

[SAIBAMAIS]Na terça-feira (20/9), houve troca de disparos na disputada fronteira da Caxemira entre ambos os vizinhos que possuem armas nucleares, dois dias depois que 18 soldados indianos foram abatidos em um ataque atribuído a militantes que operam do Paquistão.



O ataque de domingo (18/9) foi o pior desse tipo nessa dividida região dos Himalaias em mais de uma década.

"A comunidade internacional ignora o perigo de um aumento de tensões no Sul da Ásia, a seu próprio risco", disse Sharif na Assembleia Geral.

"O Paquistão quer a paz com a Índia. Fizemos um grande esforço para alcançá-la", acrescentou.

"Mas a Índia impôs pré-condições inaceitáveis para se comprometer com um diálogo", completou.

"Deixem-nos esclarecer: as conversas não são nenhum favor para o Paquistão. As conversas estão no interesse de ambos os países. Elas são essenciais para resolver nossas diferenças", indicou o premiê.

A Caxemira está dividida entre Índia e Paquistão desde o fim do domínio britânico em 1947. Ambos os países reivindicam esse território nos Himalaias e travaram duas guerras por ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação