Mundo

Menino que inspirou 'A culpa é das estrelas' morre após luta contra câncer

A luta de Dalton Prager deu origem a Gus, adolescente com fibrose cística, que se apaixonou por Hazel, a personagem principal da trama

Gabriela Vinhal
postado em 21/09/2016 18:44

Dalton e Katie Prager durante tratamento em hospital nos Estados Unidos

O norte-americano Dalton Prager, que serviu de inspiração para o escritor John Green na obra A Culpa é das Estrelas, morreu, aos 25 anos, de fibrose cística. Na trama, sua história deu origem ao personagem Gus, que se apaixonou por Hazel Grace, que sofria de uma doença terminal.

Na vida real, Dalton era casado com Katie Prager há cinco anos e os dois tinham a mesma doença rara que ataca os pulmões. Eles se conheceram na internet, mantiveram um relacionamento à distância até que se casaram, aos 18 anos. No entanto, a união era contra todas as recomendações médicas, pois pacientes que sofrem da patologia podem transmitir bactérias um para o outro.

Com estágio avançado da doença, Katie continua se tratando em um hospital em St. Louis, nos Estados Unidos. No Facebook, ela mantém uma página para atualizar amigos e familiares da batalha contra a doença. "Meu anjo, meu melhor amigo, o amor da minha vida, meu marido foi para estar com o Senhor. Ele era um corajoso lutador e ;desistir; não estava em seu vocabulário. Obrigado por todo o seu amor, orações e palavras amáveis que você tem mostrado para nós ao longo dos últimos anos", escreveu.

Ao CNN, ela afirmou que preferia ser realmente feliz por cinco anos e morrer mais cedo a ter uma felicidade medíocre e viver mais 20 anos: "Isso foi algo que eu precisava pensar muito antes de fazer, mas quando você sente todos aqueles sentimentos, você só sabe".

Gus, baseado em Dalton, e Hazel Grace, inspirada em Esther Grace, se apaixonaram em uma sessão coletiva para doentes terminais

A Culpa é das Estrelas

A luta de Dalton contra a fibrose cística serviu como base para que John Green escrevesse a obra A Culpa é das Estrelas. Hazel Grace, a protagonista que sofre de uma doença terminal, se apaixona por Gus após conhecê-lo em uma sessão de grupo para pessoas com câncer e outras patologias. Para dar vida a ela, o autor se inspirou na história da amiga pessoal Esther Grace, que passou grande parte da vida na batalha contra um câncer agressivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação