Mundo

Policiais belgas que transportavam 13 migrantes são detidos na França

Os policiais belgas explicaram que encontraram os migrantes na estrada e que "não queriam deixar que continuassem a pé até a fronteira" francesa

Agência France-Presse
postado em 22/09/2016 09:35
Lille, França - A polícia deteve dois agentes belgas que transportavam em sua van 13 migrantes em uma cidade fronteiriça do norte da França, informaram as autoridades nesta quinta-feira (21/9). Os dois agentes foram levados na terça-feira à noite para a delegacia de polícia de Armenti;res, uma localidade francesa na fronteira, para interrogatórios, antes de ser liberados, afirmou a prefeitura.

Os policiais belgas explicaram que encontraram os migrantes na estrada e que "não queriam deixar que continuassem a pé até a fronteira" francesa. "Nós os levamos para onde queriam ir", disse à rádio belga [SAIBAMAIS]RTBF Georges Aeck, um dos policiais envolvidos. Após o incidente, o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, convocou o embaixador da Bélgica, Vincent Mertens de Wilmars, "para pedir explicações" e expressar seu descontentamento, indicou o ministério.

Entre os 13 migrantes, três menores de idade foram levados para abrigos e 10 adultos estão em detenção administrativa enquanto sua situação é analisada, informaram as autoridades. Mais de 300 mil migrantes e refugiados chegaram à Europa em 2016 após uma travessia pelo Mediterrâneo, segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur). Entre 6.900 e 10 mil migrantes vivem no campo de migrantes de Calais (norte da França), conhecido como a "selva", onde esperam uma oportunidade para atravessar a fronteira com o Reino Unido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação