Agência France-Presse
postado em 22/09/2016 17:46
Pittsburgh, Estados Unidos - O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (22/9) que o consumo de drogas nas áreas pobres das cidades provocou as violentas manifestações dos últimos dois dias em Charlotte, na Carolina do Norte.[SAIBAMAIS]"Se vocês não estão conscientes, as drogas são um fator muito, muito importante no que temos visto à noite na televisão", disse Trump em um discurso diante de um grupo produtor de gás de xisto.
As manifestações começaram em Charlotte na terça-feira (20/9) depois que um policial disparou e matou um homem negro de 43 anos. Segundo a corporação, o indivíduo portava uma pistola em posição ameaçadora.
Familiares e vizinhos de Keith Lamont Scott afirmam que a vítima levava um livro - não uma pistola - e que estava esperando que o ônibus escolar deixasse seu filho.
Trump, que fazia campanha nesta quinta-feira nos estados da Pensilvânia e Ohio, comentou sobre a situação de Charlotte quando pediu, em Pittsburgh, que a população se junte "em um espírito de união" e acabe com a violência contra policiais.
Ainda que tenha reconhecido o direito à manifestação pacífica, Trump disse que "não existe o direito de se envolver em protestos violentos, ou ameaçar a paz e a segurança dos demais".