Mundo

OEA denuncia obstáculos do poder eleitoral a referendo na Venezuela

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) de Venezuela está "dificultando um direito constitucional e atuando com um claro viés político", afirmou Almagro, em um comunicado da OEA

Agência France-Presse
postado em 23/09/2016 12:26
Washington, Estados Unidos - O secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, criticou nesta sexta-feira (23/9) o anúncio da autoridade eleitoral venezuelana que sepultou o referendo revogatório contra o presidente Nicolás Maduro este anos, acusando o órgão de criar obstáculos e agir com "viés político".

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) de Venezuela está "dificultando um direito constitucional e atuando com um claro viés político", afirmou Almagro, em um comunicado da OEA. Para Almagro, o CNE fez "uma manobra para dilatar o processo e impedir que o referendo revogatório se torne realidade este ano". "Não é possível que continuem violando os prazos constitucionais, não é possível que continuem manipulando a vontade dos eleitores, é totalmente inadmissível que se pretenda cortar os direitos civis e políticos através de interpretações tendenciosas por parte do CNE", acrescentou.

O CNE descartou na quarta-feira que o referendo revogatório do mandato do presidente Maduro possa [SAIBAMAIS]ser realizado ainda este ano, forçando a oposição a rever sua estratégia de pressão para remover o governo chavista. "O evento poderá acontecer em meados do primeiro trimestre de 2017", afirmou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) em um comunicado, após uma reunião com representantes da oposição e do governo. No encontro, o CNE estabeleceu que a próxima etapa do processo - a coleta das quatro milhões de assinaturas necessárias para convocar a consulta - será de 26 a 28 de outubro.



O órgão eleitoral destacou que, se essa exigência for cumprida, a consulta poderá ser convocada no início de dezembro. A partir dessa data, transcorrerão os 90 dias "regulamentares que o organismo tem" para implantá-la. A opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) queria que o referendo fosse realizado antes de 10 de janeiro de 2017, situação na qual haveria novas eleições em caso de derrota de Maduro (2013-2019). Depois desse prazo, mesmo com a vitória da oposição, o mandato será concluído pelo vice-presidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação