Mundo

Esquadra aérea sobrevoa estreito de ilhas japonesas na China Oriental

Os aviões da Força Aérea chinesa, bombardeiros, caças Sukhoi 30 e aviões-tanque, sobrevoaram no domingo o estreito de 300 km de comprimento entre as ilhas de Okinawa e de Miyako

Agência France-Presse
postado em 26/09/2016 08:44
Pequim, China - Mais de 40 aeronaves militares chineses sobrevoaram um estreito entre duas ilhas japonesas no mar da China Oriental, anunciou nesta segunda-feira (26/9) o ministério da Defesa chinês, num momento em que os países da região disputam a soberania das ilhas do mar da China meridional.

Os aviões da Força Aérea chinesa, bombardeiros, caças Sukhoi 30 e aviões-tanque, sobrevoaram no domingo o estreito de 300 km de comprimento entre as ilhas de Okinawa e de Miyako, situadas no sul do Japão, segundo um comunicado do ministério. Este exercício no Pacífico tinha por objetivo "testar as capacidades de combate no mar", disse o ministério. Em Tóquio, o ministério da Defesa japonês indicou que este voo era inédito. Os caças chineses nunca haviam sobrevoado até agora o estreito de Miyako.

A região sobrevoada no domingo pela esquadra chinesa encontra-se no mar da China oriental, onde Pequim e Tóquio, mas também Taipei, reivindicam a soberania de um arquipélago chamado de Senkaku pelos japoneses e Diaoyu pelos chineses. O arquipélago está controlado pelo Japão. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ao inaugurar as sessões do Parlamento, advertiu nesta segunda-feira que seu país "jamais tolerará uma iniciativa unilateral que tenha por objetivo modificar o status quo" nas águas disputadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação