Mundo

Preso na França adolescente suspeito de planejar atentado

Ele foi denunciado por associação criminosa relacionada com um grupo terrorista, afirmou a fonte

Agência Estado
postado em 30/09/2016 19:19
Paris, França - Um jovem de 15 anos suspeito de planejar um ataque extremista foi denunciado e preso nesta sexta-feira (30/9) à noite na França, informou uma fonte judicial.

Ele foi denunciado por associação criminosa relacionada com um grupo terrorista, afirmou a fonte. O menor entrou em contato através do aplicativo de mensagens Telegram com Rachid Kassim, um extremista francês suspeito de guiar ataques da Síria e Iraque.

[SAIBAMAIS]O adolescente não era conhecido pelos serviços de inteligência. Acabou sendo preso na quarta-feira (28) pela manhã na casa de seus pais em Domont, ao norte de Paris, e permaneceu na cadeia durante 48 horas antes de ser levado, nesta sexta-feira, para o tribunal.

"Havia suspeitas de que pudesse passar à ação", disse uma fonte próxima à investigação. Enquanto esteve preso, "assegurou que teria desistido de seu projeto", acrescentou.



O detido estava "muito presente no Telegram, onde estimulava dois canais que divulgam propaganda extremista", disse a fonte.

Estava relacionado, através desse aplicativo de mensagens criptografadas, com um adolescente preso em 14 de setembro em Paris, que também esteve em contato com Kassim, suspeito de querer cometer um ato violento.

Acredita-se que Kassim tenha inspirado o assassinato de um policial e de sua parceira no dia 13 de julho em Magnanville, noroeste de Paris, e do sacerdote degolado em uma igreja da Normandia em 26 de julho.

Também teria comandado os projetos de atentados de um grupo de mulheres detido no início de setembro após um carro ser encontrado com diversos bujões de gás no centro de Paris.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação