Mundo

Matthew ameaça Jamaica, Colômbia e Venezuela como furacão de categoria 4

Também emitiu um alerta de tempestade tropical para o sul da República Dominicana e o Haiti

Agência France-Presse
postado em 30/09/2016 19:37

Miami, Estados Unidos - Matthew passou a furacão de categoria 4 nesta sexta-feira no mar do Caribe, com ventos de 220 km/h que ameaçam a Jamaica e o litoral da fronteira entre Colômbia e Venezuela, advertiram meteorologistas americanos.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami, emitiu uma advertência para o litoral da Península de la Guajira, na fronteira entre Colômbia e Venezuela, e um alerta de furacão para a Jamaica.

[SAIBAMAIS]Também emitiu um alerta de tempestade tropical para o sul da República Dominicana e o Haiti.

Uma advertência significa que as condições meteorológicas indicadas são iminentes, enquanto o alerta aponta que tais condições são prováveis.

Às 21h GMT (18h em Brasília), Matthew estava 120 Km ao norte de Punta Gallinas, na Colômbia, e avançava em direção ao sudoeste a 15 Km por hora, segundo o NHC.

"De acordo com as projeções, o centro de Matthew passará pelo norte da Península de la Guajira esta noite (sexta-feira) e percorrerá o centro do mar do Caribe no sábado, até passar perto da Jamaica no domingo".

Os fortes ventos do furacão se estendem por 55 km, a partir do seu centro, enquanto os ventos com força de tempestade tropical chegam a uma distância de até 315 km a partir do olho de Matthew, que virará em direção ao noroeste na noite de sábado.

"É possível que haja um pouco de fortalecimento adicional esta noite (de sexta-feira)", indicou o NHC. "A previsão é que Matthew continuará sendo um poderoso furacão até domingo", acrescentou.

Até sábado, espera-se entre 50 mm e 100 mm de chuvas nas ilhas holandesas de Aruba, Bonaire e Curaçao (conhecidas como ilhas ABC) e partes das costas da Colômbia e da Venezuela, desde a venezuelana Coro até a cidade colombiana de Riohacha.

A Jamaica e o sudoeste do Haiti devem esperar precipitações de até 380 mm, que podem causar inundações e deslizamentos de terra.

O fenômeno também vai gerar ondas fortes e correntes perigosas em Porto Rico, La Española, ilhas ABC, Venezuela e Colômbia nos próximos dias, acrescentou o NHC.

A temporada de furacões do Atlântico vai de 1; de junho a 30 de novembro. Este ano, porém, o primeiro furacão, Alex, formou-se em janeiro, em um episódio meteorológico incomum.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação