Mundo

Namíbia e Zimbábue estão proibidos de vender reservas de marfim

A proteção dos paquidermes, caçados pelos traficantes por suas presas de marfim, é um dos principais objetivos da reunião da CITES

Agência France-Presse
postado em 03/10/2016 08:39
Joanesburgo, África do Sul - A Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Selvagens em Perigo (CITES), reunida em Johannesburgo, votou contra as propostas da Namíbia e do Zimbábue de vender suas reservas de marfim de elefante no exterior.

A CITES "votou contra a proposta da Namíbia e do Zimbábue de autorizar o comércio internacional de seus #elefantes", informou a organização em uma mensagem no Twitter, uma decisão que foi comemorada pelas organizações de defesa dos animais. A proteção dos paquidermes, caçados pelos traficantes por suas presas de marfim, é um dos principais objetivos da reunião da CITES.

O comércio internacional de marfim está oficialmente proibido desde 1989. Mas Namíbia e Zimbábue - com populações de paquidermes menos dizimadas que as dos países vizinhos - apresentaram uma proposta de autorização de venda de suas reservas de marfim confiscadas, ou procedentes de elefantes mortos de maneira natural. O objetivo anunciado era obter meios para financiar os programas de proteção.



A proposta foi submetida nesta segunda-feira a uma votação dos 182 membros da CITES, além da União Europeia (UE), que já havia anunciado o apoio à manutenção da proibição internacional do comércio de marfim.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação