Mundo

Chefe negociador de paz do governo colombiano coloca cargo à disposição

"Vim dizer ao presidente que coloco a sua disposição meu cargo de chefe da delegação, porque não serei obstáculo para o que se seguir", disse De la Calle

Agência France-Presse
postado em 03/10/2016 12:27

Bogotá, Colômbia - Humberto de la Calle, chefe negociador do governo da Colômbia nos diálogos com as Farc, colocou nesta segunda-feira (03/10) seu cargo a disposição do presidente Juan Manuel Santos, horas após o referendo no qual o pacto de paz com a guerrilha foi rejeitado.

"Os erros que cometemos são de responsabilidade exclusivamente minha. Assumo plenamente a responsabilidade política. Consequentemente, vim dizer ao presidente que coloco a sua disposição meu cargo de chefe da delegação, porque não serei obstáculo para o que se seguir", disse De la Calle a jornalistas a partir da Casa de Nariño.

O advogado de encabeçou, em nome do governo, as conversações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), expressou seu total apoio ao presidente Santos por sua "corajosa liderança". "Corajosa porque ele preferiu a paz à inércia da guerra. Corajosa porque se submeteu à decisão dos cidadãos. A paz não foi derrotada", enfatizou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação