Kunduz, Afeganistão - Muitos civis tentavam fugir dos confrontos entre as tropas governamentais e talibãs em Kunduz, cidade do norte do Afeganistão que começa a sofrer com a falta de alimentos. Na segunda-feira (03/10), as forças do governo recuperaram a área central da cidade, com a ajuda das tropas americanas. Os combates prosseguiam nos subúrbios e nas proximidades da cidade, de acordo com várias fontes.
Aviões e helicópteros de combate americanos sobrevoavam a região. "A grande operação de limpeza ainda não começou porque os inimigos continuam escondidos nas casas", afirmou Mahmood Danish, porta-voz do governo de Kunduz. "Mas em breve nós vamos expulsá-los da cidade", completou à AFP. A vida cotidiana continua muito perturbada em Kunduz, onde a água e a energia elétrica foram [SAIBAMAIS]cortadas. Além disso, a cidade enfrenta problemas de abastecimento, que elevaram os preços, em particular o do pão.
Os prédios e públicos permanecem fechados e apenas os estabelecimentos comerciais com produtos de primeira necessidade abriram as portas. Leia mais notícias em Mundo Famílias inteiras tentavam fugir de Kunduz para a capital Cabul, mas o sistema de transporte é insuficiente. A cidade de Kunduz é a única capital provincial que caiu sob poder dos talibãs desde que os insurgentes foram expulsos do poder em 2001, após a invasão das tropas dos Estados Unidos. Em setembro de 2015, os talibãs conseguiram ocupar a cidade por três dias, mas foram expulsos pelas tropas americanas.