Mundo

Marrocos começa a votar nas legislativas, para eleger deputados

Cerca de 16 milhões de eleitores estão convocados a votar para eleger 395 deputados, em 92 circunscrições e segundo um sistema de listas proporcionais

Agência France-Presse
postado em 07/10/2016 08:32
Rabat, Marrocos - Os marroquinos começaram a votar nesta sexta-feira (07/10) para eleger seus deputados, constatou um jornalista da AFP em vários bairros da capital, Rabat. Estas legislativas são anunciadas como um duelo entre os islamitas do Partido Justiça e Desenvolvimento (PJD), que lidera o governo de coalizão há cinco anos, e o Partido Autenticidade e Modernidade (PAM, liberal).

Os colégios eleitorais, instalados em escolas públicas, abriram às 08h00 locais (04h00 de Brasília) e [SAIBAMAIS]fecharão às 19h00 (15h00 de Brasília). "Abertura dos colégios eleitorais para as legislativas" em todo o país, confirmou a agência oficial MAP. No início da manhã não era observado nenhuma movimentação especial diante dos centros de votação.

"Agora é muito cedo para ir votar", explicou Rachid, um comerciante de Yacub Mansur, um bairro costeiro. "As pessoas irão depois da oração ou na saída dos escritórios, às 15h00", disse.A abstenção foi de 55% nas eleições legislativas de 2011. Junto a um membro das forças auxiliares (um corpo paramilitar), um policial vigiava a entrada dos colégios eleitorais.



O único movimento que se destacava no centro da cidade era o de jornalistas internacionais e suas câmeras, instalados diante do Parlamento, onde começavam a ser transmitidas informações ao vivo. Cerca de 16 milhões de eleitores estão convocados a votar para eleger 395 deputados, em 92 circunscrições e segundo um sistema de listas proporcionais. Está previsto que os resultados comecem a ser anunciados na noite desta sexta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação