Mundo

Afeganistão registra ataque contra um grupo de peregrinos xiitas

A polícia evacuou os peregrinos presentes no lugar, segundo a imprensa local

Agência Estado
postado em 11/10/2016 14:08

Cabul, Afeganistão - Três pessoas dispararam contra um grupo de peregrinos xiitas em Cabul, reunidos perto de uma mesquita por ocasião da festa muçulmana da Ashura, informou o ministério do Interior.

Dois três atacantes que abriram fogo, dois mortos, indicou a fonte, sem mencionar outras vítimas. O terceiro agressor fugiu e está sendo procurado.

A polícia evacuou os peregrinos presentes no lugar, segundo a imprensa local.

A mesquita de Kahte Sakhi, onde ocorreu o atentado, está situada perto da Universidade de Cabul, uma área onde vivem membros da minoria xiita.


A ameaça de atentados contra esta população e contra os locais de culto xiita é considerada muito séria por ocasião das celebrações e muitas embaixadas estrangeiras restringiram seus movimentos e viagens até o fim da semana em Cabul.

A Ashura, que será celebrada nesta quarta, recorda a morte do imã Hussein, neto do profeta Maomé, assassinado em 680 e cujo fim trágico constitui um episódio fundador do xiismo.

Para os xiitas do mundo inteiro, esta celebração é o símbolo da luta contra a opressão.

O último atentado contra a minoria xiita afegã, em 23 de julho em Cabul, matou 84 pessoas, deixou 130 feridos e foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação