Mundo

Catherine seduz holandeses em sua primeira viagem oficial sozinha

"Bem-vinda, bem-vinda, estou muito contente em vê-la", disse o rei, após recebê-la e cumprimentá-la pela primeira visita de um membro da realeza britânica ao reino em três anos

Agência France-Presse
postado em 11/10/2016 15:48

Haia, Holanda
- A duquesa de Cambridge fez sua primeira visita oficial sozinha nesta terça-feira à Holanda, no âmbito de uma ofensiva britânica de atração após a votação do Brexit.

Esposa do príncipe William, Catherine reuniu-se primeiro com o rei William Alexander durante um almoço na residência real em Wassenaar, abastado subúrbio nos arredores de Haia.

"Bem-vinda, bem-vinda, estou muito contente em vê-la", disse o rei, após recebê-la e cumprimentá-la pela primeira visita de um membro da realeza britânica ao reino em três anos.

Kate vestia tailleur azul-claro. Os cabelos, presos em um coque, deixavam à mostra os brincos de pérola, em aparente referência à famosa do século XVIII "Moça com brinco de pérolas", do holandês Johannes Vermeer.

A obra-prima de Vermeer está exposta no histórico museu Mauritshuis, situado no centro de Haia, onde mais tarde a princesa Kate contemplou 22 quadros de mestres holandeses, emprestados pela British Royal Collection para esta exposição.


Muitos curiosos se alinhavam nas calçadas quando Catherine chegou ao museu, a alguns passos do Parlamento holandês, parte do qual data do século XIII.

Catherine foi recebida pelo diretor do museu Emilie Gordenker e parou para conversar com as crianças que, animadas, agitavam bandeiras britânicas e holandesas em frente às tradicionais cabines de telefone inglesas, especialmente construídas para a exposição.

Em seguida, a duquesa de Cambridge conversou na residência do embaixador britânico com membros de um instituto local e abordou com eles os temas relacionados com a saúde mental e as dependências.

Mais tarde, Catherine, de 34 anos viajou ao porto de Roterdã (sudoeste) para visitar um projeto local que oferece espaços públicos para moradores e para as crianças.

A princesa Kate fez a visita na terça-feira, seguindo os passos da primeira-ministra Teresa May visitara, que esteve em Haia na segunda-feira para se reunir com seu contraparte, Mark Rutte.

Rutte disse que é "um bom momento para trocar pontos de vista", acrescentando que depois do Brexit, "pisamos em terrenos inexplorados".

A Grã-Bretanha é o terceiro parceiro comercial da Holanda, depois da Alemanha e da Bélgica.

"A Duquesa de Cambridge se tornará a arma secreta britânica para as tentativas de fortalecer as relações com os países da União Europeia durante o processo do Brexit", avaliou o jornal Daily Mail na segunda-feira.

"Catherine fará a visita sozinha à Holanda, enquanto a Grã-Bretanha começa a contemplar o início do processo de negociações comerciais com cada um dos membros da União Europeia", acrescentou o periódico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação